ilustração ► A jovem ferida não tinha habilitação para pilotar o jet ski
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste domingo (16) para socorrer uma adolescente que ficou ferida, após se atropelada por um jet ski. O acidente aconteceu no Clube Atlântico, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a jovem que não teve o nome divulgado, mas estava pilotando um jet ski sem habilitação, quando foi atingida por outro jet ski na região das costas. Ela teve que ser encaminhada às pressas para a Santa Casa da Capital.
Para conduzir embarcações para a finalidade de recreação ou esporte, é preciso apenas fazer um teste teórico com 40 perguntas e basta acertar vinte para passar, o que facilita o processo.
Além disso, idade mínima para prestar o exame para as categorias de esporte e recreio é de 8 anos para veleiros, sob a responsabilidade do pai, do tutor ou de um responsável legal.
E, para solicitar a habilitação de motonauta ou a Arrais-Amador, a idade mínima é de 18 anos.
Outra regra é que, antes de tudo, qualquer embarcação nova deve ser inscrita na Marinha.
É necessário levar os documentos pessoais, a nota fiscal de compra e pagar uma taxa de R$ 30 para regularizar o veículo. Existe também uma taxa anual a ser paga pelo proprietário, de cerca R$ 17, para o seguro obrigatório.