G1 ► é possível ver as manchas luminosas que representam o Rio de Janeiro
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Horas antes do jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, o astronauta alemão Alexander Gerst, que está na Estação Espacial Internacional (ISS), postou em seu twitter fotos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro feitas do espaço nesta quinta-feira (12).
A primeira imagem foi registrada pelo americano Reid Wiseman, que também está na ISS, quando ainda era noite no Brasil. Ela mostra diversos pontos de luz emitidos pelas capitais e cidades ao redor. Na foto acima, é possível ver que a luminosidade mais intensa vem de São Paulo, que está mais à direita. Uma linha de luz parece ligar a mancha amarela maior a menor, que representa o Rio
Nesta quinta, os astronautas Reid Wiseman e Steve Swanson, dos Estados Unidos, que estão com Gerst na ISS, anunciaram que vão acompanhar a Copa do Mundo de dentro da Estação Espacial e desejaram boa sorte às seleções participantes.
Os ocupantes do complexo, que orbita a Terra cerca de 27.000 km/h, terão a possibilidade de assistir todos os jogos até a final, em 13 de julho.
As seleções da Alemanha e dos Estados Unidos se enfrentarão em 26 de junho na Arena Pernambuco, em Recife, dentro do grupo G da primeira fase.
A Nasa afirmou que os astronautas treinaram durante anos para trabalhar juntos como uma tripulação unida, mas "os americanos e seu colega alemão têm, desde hoje, um pouco de rivalidade amistosa".