Ascom Copasul ► Fazenda Escola realiza plantio de mudas
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O presidente da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense – Copasul, Gervásio Kamitani, participou na manhã desta sexta-feira (6) do início do plantio de pelo menos 6 mil mudas de árvores ocorrido em parte da área de 43 hectares doada para a implantação da Fazenda Escola do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Naviraí. Perto de 100 pessoas, entre alunos e técnicos do instituto participaram da atividade.
A ação é parte de um projeto de reflorestamento para uma área de nascentes existente no local e que também contempla a obrigatoriedade da composição de 20% de área para reserva legal. As mudas são de plantas nativas e outras espécies, adaptáveis aos biomas de cerrado e mata atlântica, simultâneos na região.
Gervásio Kamitani destacou a contribuição da Copasul para a implantação da Fazenda Escola e destacou o impacto de iniciar qualquer atividade com uma ação ambiental. “Que esta área sirva para o estudo e a boa formação de novos agrônomos aqui em Naviraí. Como o município tem esta aptidão agrícola, nada melhor que ter um espaço para estruturar este curso. Como estamos perto do dia da árvore, este é um momento simbólico muito importante. No mais, é um exemplo para a sustentabilidade, integração entre a agricultura e o meio ambiente e mostra de que a agronomia, o agro se preocupa muito com o meio ambiente”, disse.
O diretor do IFMS Naviraí, Matheus Bornelli de Castro, ressaltou o momento marcante da atividade como ponto de partida efetivo para atuação da instituição na área que aguarda apenas alguns trâmites burocráticos do Incra e Câmara Municipal para ter a doação oficializada.
“Isto faz parte de todo este processo da doação, com a parceria da Copasul, da Prefeitura, de produtores locais. Hoje é um dia histórico. E para ampliar a importância do ato, temos a questão ambiental vivida no país que traz uma discussão. Sabemos que grandes ganhos com o agronegócio é possível junto do cuidado com o meio ambiente e este início de tudo com o plantio de árvores representa muito. Este local, esta ação, tudo vai ficar para a história e estamos muito felizes”, disse.
Conforme o professor Daniel Zimmerman Mesquista, a participação da ONG Gebio, de Naviraí, foi fundamental para a ação. “Foi feita a delimitação da área e identificação da reserva legal de 20% e identificado que próximo ao local existem nascentes e é necessária a recomposição da mata ciliar. Esta é a primeira ação efetiva na área doada ao IFMS e a doação de mudas foi fundamental”, disse.
O aluno Valentin dos Santos Picoli Neto, do primeiro ano de agronomia, destacou o momento vivido juntamente com os colegas de curso. “Participar de um evento como este é importante porque daqui a alguns anos, saberemos que participamos de um projeto para a vida. É um marco para o IFMS, para nós alunos e para todas as gerações”, disse.
A área fica localizada ao término da duplicação da rodovia MS-141, na saída para Ivinhema, na entrada para a fazenda Santa Rosa.
(Texto: Luiz Radai – Ascom Copasul).
Naviraí Noticias