g1 ► A seleção do site oficial da Fifa após a segunda rodada da Copa do Mundo
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Com uma nota média de 9,6, o zagueiro David Luiz é o único jogador brasileiro na seleção da primeira metade da Copa do Mundo, pelo índice de aproveitamento criado pela Fifa. Segundo a entidade máxima do futebol, as notas são dadas de acordo com o aspecto positivo ou negativo que o atleta tem em sua equipe ao marcar ou sofrer um gol. O líder do ranking das 32 partidas disputadas até agora, em duas rodadas, é o atacante alemão Thomas Müller, com um 9,75. Os dois são acompanhados pelo goleiro nigeriano Enyeama (9,3); os defensores Mehrdad (Irã - 9,7),
Cameron (Estados Unidos - 9,6) e Jagielka (Inglaterra - 9,5); os meias Hector Herrera (México - 9,3), Shaqiri (Suíça - 9,06), James Rodríguez (Colômbia - 9,02) e Andre Ayew (Gana - 8,96); e o atacante holandês Van Persie (9,52).
Uma curiosidade das estatísticas do site oficial Copa do Mundo é que a média de bola rolando diminuiu consideravelmente se compararmos ao Mundial realizado na África do Sul, há quatro anos. Se em 2010 a média de minutos por jogo era de 69,8, esse ano caiu para 55,3. Líder do Grupo B, com seis pontos, a seleção da Holanda tem o melhor ataque da competição com oito gols. Em contrapartida, os comandados de Louis Van Gaal são os mais faltosos: 43 faltas feitas. O jogador mais violento é Andranik Timotian, do Irã, com oito.