Divulgação ► Deputados aprovam projeto que dá mais agilidade aos processos criminais que tem idosos, como vítimas
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que dá prioridade na tramitação de inquéritos e investigações policiais, a crimes cometidos contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A matéria de autoria de quatro deputados, agora segue para as comissões de mérito, para retornar depois ao plenário da Assembleia.
A intenção é que estes processos criminais praticados contra idosos, principalmente nos casos de agressões e atos de violência, tenham prioridade sobre sua investigação e conclusão. Os autores Renato Câmara (PMDB), Ângelo Guerreiro (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB) e João Grandão (PT), fazem parte da Frente Parlamentar do Idoso, criada neste ano.
No projeto se destaca que a violência contra a pessoa idosa precisa ser combatida com agilidade no processo investigatório contra o agressor, antes mesmo da etapa judicial. “O que se quer é agilidade nestes casos, muitas vezes existe muita morosidade no inquérito, queremos lutar pelos direitos dos idosos”, disse Ângelo Guerreiro.
Outro – Os deputados ainda aprovaram o projeto de Cabo Almi (PT), que inclui a realização de ações preventivas e de orientação a estudantes, no Proerd ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Este programa quer apoiar crianças e adolescentes no combate ao bullyng e prevenção contra drogas lícitas e ilícitas para este público, que tem relação direta com a criminalidade.
CampoGrandeNews