Victor Chileno/ALMS ► Deputados vão votar projetos na sessão desta terça-feira
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Os deputados vão votar dois vetos do governador nesta terça-feira (06), na Assembleia Legislativa. O primeiro trata da criação de pontos de travessias para animais silvestres nas rodoviais do Estado.
E o segundo discute o programa de “empoderamento” das mulheres. Neste caso só foi rejeitado a criação de conselhos, pois de acordo com o executivo esta função já existe.
O projeto de Lídio Lopes (Patri) que trata da criação de travessias nas rodovias, tem a intenção de facilitar a preservação e proteção da fauna, tendo assim um trânsito seguro nas estradas, evitando que animais sejam atropelados.
Apesar da proposta ter sido aprovada, o governo alega que tais investimentos precisam estar no orçamento, além de não ser prerrogativa do legislativo.
Já o programa de empoderamento feminino, de autoria de Antonieta Amorim (MDB), prevê uma série de medidas para fortalecer os direitos das mulheres, neste caso, o veto do governo foi apenas no item que prevê a criação de novos conselhos para tratar do tema, pois segundo o executivo esta estrutura já existe na Subsecretaria das Mulheres.
Os dois vetos serão avaliados durante a sessão de hoje (06). São necessários 13 votos para que o veto seja derrubado e as matérias se tornem lei, qualquer resultado inferior a isto, arquivam os dois projetos.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que conta com a maioria dos deputados em sua base, tem conseguido manter os vetos, exceto em situações que há acordo entre as partes.