G1 ► Reunião da Executiva do PT, em São Paulo, começou no início da tarde desta quint
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Comissão Executiva Nacional do PT iniciou reunião em São Paulo no início da tarde desta quinta-feira (10) para discutir, entre outros temas, o caso do deputado André Vargas (PT-PR). O parlamentar pediu afastamento do mandato por 60 dias após denúncias de ligação com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro.
Antes do início do encontro, o presidente do partido, Rui Falcão, que vai coordenar os trabalhos, disse que além da situação de Vargas, os petistas vão discutir também a conjuntura partidária e as pautas para o Encontro Nacional de Tática do partido, marcado para os dias 2 e 3 de maio.
Nesta quarta (9), Vargas pediu também renúncia do cargo de vice-presidente da Câmara. Ele justificou a decisão dizendo que assim terá tempo para preparar sua defesa. Já tramita no Conselho de Ética um processo para apurar quebra de decoro parlamentar e que pode levar à cassação do mandato.
Na carta em que pede para deixar a vice-presidência, Vargas disse que vai enfrentar o processo no Conselho de Ética com "tranquilidade".
Devem comparecer à reunião do PT a maioria dos 21 membros da executiva nacional, como Geraldo Magela, secretário-geral nacional, João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças e planejamento e José Américo Dias, secretário nacional de comunicação. Vicentinho, líder do PT na Câmara dos Deputados, e Humberto Costa, líder do PT no Senado são nomes possíveis, porém não confirmados, segundo a assessoria de imprensa do partido.