Arquivo JCSul ► Sec. Jacini destacou a importância das Gestão Integrada
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Aconteceu na tarde da quarta-feira (16), no auditório da Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira), em Campo Grande (MS), a primeira reunião do GGI-E (Gabinete de Gestão Integrada Estadual), que contou com a presença de autoridades policiais, prefeitos e representantes de 35 municípios do Estado.
Ações de prevenção à violência foi o principal tema discutido na reunião presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.
“Queremos envolver os municípios, que são os responsáveis pela assistência social, para que desenvolvam projetos direcionados às crianças e adolescentes, e desta forma, prevenir a violência”, disse o secretário.
Jacini lembrou aos presentes que os Ministérios da Justiça, Cultura, Esporte, Educação, Turismo, Saúde e outros possuem verbas que podem ser utilizadas pelos municípios, como forma de educar, desenvolver e profissionalizar os jovens. “Para isso basta que apresentem projetos, e estamos aqui para ajudá-los no que for preciso”, lembrou.
Rubens Grandini, superintendente da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa) da Sejusp também esteve na reunião, falou das atribuições da pasta e apresentou um panorama da Sócioeducação hoje no Estado.
“Temos em Mato Grosso do Sul 228 adolescentes em conflito com as leis internados nas Uneis (Unidades Educacionais de Internação), e em regime aberto, sob responsabilidade dos municípios, mais de 1.200 jovens”, enfatizou.
De acordo com Grandini é comprovado que dos internos que desenvolvem atividades, estudam e recebem apoio familiar, a maioria é recuperada e não volta a reincidir, já os que ao sair das Uneis deixam de ter apoio, praticamente todos voltam para o sistema, segundo o superintendente.
Para o secretário executivo do GGI-E, coronel Mario José Martins Ferreira, essa é a primeira de muitas outras reuniões que serão realizadas,
“não apenas em Campo Grande, como também pelo interior do Estado, visando aproximar e integrar todos os entes, para que busquem ferramentas que sejam eficazes em todos os setores e que reflitam de forma positiva na segurança pública”.
Também estiveram presentes na reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, e o comandante-geral do Estado Maior da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos de Santana Carneiro, que representou o comandante-geral, coronel Valter Godoy Rojas.