Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Naviraí terminou de fazer a entrega da grande maioria dos carnês referentes ao Imposto Predial e Território Urbano (IPTU) 2020 e a gerência de Receita pede a quem ainda não recebeu por qualquer motivo, que procure a sede da mesma no prédio do antigo Fórum, onde estão os carnês que os entregadores, sejam dos correios e da municipalidade, não encontraram seus destinatários.
“Parte dos carnês foram entregues por servidores municipais e a outra parte pelos correios. Nós pedimos aos contribuintes que ainda não receberam, que nos procure no setor de Cadastro ou façam a impressão através do site da Prefeitura via internet www.navirai.ms.gov.br”, explicou Claudia Taira.
Claudia Taira disse que “o boleto do IPTU contém 10 parcelas, sendo duas cotas únicas com desconto de 15% se pagar de uma só vez até dia 10 de março ou até 13 de abril com 10%, em uma única vez quitando seu imposto. Se optar pelo parcelamento, a primeira parcela vence dia 10 de março”, enfatizou a gerente de Receita do município.
Outra preocupação demonstrada por ela é no tocante aos endereços em que os entregadores não entregaram os carnês por este ou aquele motivo. “Não conseguimos entregar vários carnês por questões variadas, já que existem terrenos baldios, casas abandonadas, casa fechada e daí esses boletos voltaram aqui para a Receita. É importante que os contribuintes atualizem seus endereços de moradia para que possamos todos os anos entregar os respectivos carnês do imposto em local correto”, salientou a titular da gerência de Receita, Claudia Taira.
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Ao falar sobre o direito dos aposentados e pensionistas quanto a isenção do IPTU, Claudia Taira afirmou que nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado “quem tem direito a isenção nós fazemos anualmente um requerimento. A isenção precisa ser solicitada e requerida no exercício anterior. Quem já fez dentro do prazo certo, nem recebeu os carnês do imposto deste ano. Quem não recebeu deve comparecer à sede da Receita Municipal para fazer as correções necessárias em seu cadastro, objetivando repetir no ano que vem as mesmas irregularidades na entrega do carnê.
INADIMPLÊNCIA ALTA
Claudia Taira explicou ainda que a inadimplência do IPTU dos últimos anos ultrapassa a ordem de R$ 11.600.000,00 (onze milhões e seiscentos mil reais). “Infelizmente hoje ainda existem muitos contribuintes que deixaram de pagar o seu imposto do ano passado e anteriores. Ele agora por exigência da lei vigente, vai para a dívida ativa, com processos de cobrança fiscal ajuizados no Poder Judiciário”, disse ela.
OUTRAS EXPLICAÇÕES
A gerente de Receita também ressaltou que todas as pessoas que estiveram com atrasos na Receita do município, devem procurar o setor para ser atendidos da melhor forma possível, observando uma melhor data para o pagamento do imposto.
“Para facilitar a correria do dia a dia dos contribuintes, a Receita do município irá funcionar até mesmo na hora do almoço, atendendo o público, com a entrega dos carnês e outros assuntos relacionados ao IPTU 2020”, concluiu Claudia.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura