Divulgação ► Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vila Almeida, em Campo Grande
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Uma menina de 8 anos, diagnosticada com dengue clássica, morreu na madrugada desta terça-feira (12) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vila Almeida, em Campo Grande. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a criança também tinha cardiopatia congênita e a Secretaria de Saúde investiga a causa da morte.
Em nota, a prefeitura informou que a menina entrou em parada cardíaca na unidade de saúde, o que a levou a morte. O Corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde serão feitos exames para apontar a causa da morte. As UPAs não emitem atestado de óbito.
O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, disse ao Portal Correio do Estado que é “muito cedo” para dizer que a criança morreu por dengue. “Para aferir com precisão se foi dengue nós temos que investigar e está sendo investigado. A [Secretaria de] Saúde não trabalha com suposição, qualquer informação só pode ser oficializada com a comprovação de exame”, disse.
O resultado dos exames devem ficar prontos no prazo de 30 dias, segundo o secretário.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Boletim divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta que do dia 1º ao dia 9 de janeiro de 2016 já foram notificados 455 casos suspeitos de dengue, porém, o intenso movimento nos postos de saúde e de pacientes informando ter os sintomas da doença, indicam que o número já pode ser maior.
Ainda não houve nenhuma confirmação de morte, nem caso mais grave da doença registrado.
O Zika Vírus, doença que pode ter relação com a microcefalia em recém-nascidos, já teve cinco casos confirmados no ano, sendo dois casos em gestantes. Já foram notificados 86 casos suspeitos da doença, que tem sintomas parecidos com o da dengue.
A Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, teve 18 casos notificados e nenhuma confirmação até o momento.
Em 2015, Campo Grande teve 14.145 casos notificados de dengue, sendo confirmados 4.013, com três mortes. Também foram notificados 766 casos de Zika vírus e 173 de Chikungunya.
CorreiodoEstado