NotíciasMS ► Encontro aconteceu nesta manhã
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: A Gazeta News
Quatro tratados entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai foram assinados nesta sexta-feira (18) com presença de autoridades paraguaias. Um dos itens do tratado que devem ser colocados em prática em breve é a livre circulação de veículos pesados dos dois países em território estrangeiro.
Estão em Mato Grosso do Sul o Ministro da Indústria e Comércio paraguaio , Gustavo Leite e o Ministro de Obras Públicas e Comunicações do país vizinho, Ramon Jimenéz. A assinatura do tratado ocorreu na manhã de hoje, em cerimônia com governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
O primeiro tratado e o que deve sair do papel em breve autoriza circulação de carretas bi-trem no território estrangeiro, ou seja, motoristas brasileiros poderão entrar e sair do país vizinho.
A expectativa é que o acordo facilite o escoamento de soja e, consequentemente, a exportação dos grãos. A previsão é que a novidade comece a valer em agosto. A única pendência é manutenção de estradas paraguaias.
Outros dois tratados são sobre construção de pontes, uma sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, e outra sobre o Rio APA, entre Bela Vista e Bela Vista do Norte, no Paraguai.
A primeira ponte, que no projeto original custaria 150 milhões de dólares, teve trecho revisto e agora custará 30 milhões de dólares. A licitação deve ser lançada até o início do mês de maio e o país vizinho assumirá o financiamento integral da construção. A ponte sobre o Rio Apa ainda não tem prazo e valores definidos.
A implantação do corredor bioceânico, que liga Brasil, Paraguai e Argentina, também faz parte de um dos tratados, este é o que ainda depende de uma série e acordos.
CorreiodoEstado