20/09/2024 11h06min - Polícia
2 meses atrás

MS ganha 479 novos policiais militares a partir desta quarta-feira

Grande parte dos policiais serão lotados na capital e os demais; Choque, BOPE, BPMrv, PMA e DOF

Divulgação ► Parte dos formados ficará em Campo Grande

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Ao todo, 479 soldados, do 37º Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), se formaram na manhã desta quarta-feira (18), no Comando Geral da Polícia Militar, localizado na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, número 1203, Jardim Veraneio, Campo Grande.

Durante a solenidade militar, houve desfile da tropa e guarda de honra. Ao todo, três mil pessoas, entre civis e militares, compareceram no evento.

Os militares formados são do último concurso público, realizado entre setembro de 2022 e agosto de 2023.

Esta é a maior turma feminina de soldados já formada na história da PMMS e a primeira a exigir curso de nível superior

Grande parte dos policiais serão lotados em Campo Grande e os demais em áreas especializadas, como Batalhão de Choque (BPMChoque), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Polícia Militar Ambiental (PMA), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Militar Rodoviária (BPMrv), entre outros.

O curso de formação ocorreu de 15 de janeiro a 16 de setembro de 2024 no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CEFAP).

Ao todo, foram oito meses e 2.192 horas-aula de instruções teóricas e práticas militares. O curso de formação custou R$ 2.367.000,00 aos cofres públicos.

Algumas das disciplinas teóricas que constaram na grade curricular são Direitos Humanos, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal, Defesa Pessoal, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia e Saúde Mental, Educação Física, Policiamento de Choque, entre outras.

O salário de soldado da Polícia Militar é de R$ 5.451,00.

De acordo com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o policial militar, em uma operação, cai atirando e se levanta trocando o carregador da arma.

“Vocês saíram da condição de civil para se tornarem policiais militares do estado que tem a honra de ser sim a melhor polícia militar do Brasil e a gente fala isso com muito orgulho. A segurança pública é fundamental para tudo o que realizamos no Estado, não tenho medo de errar em investir na segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul”, saudou o governador.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, os policiais têm a missão de proporcionar segurança pública a toda a população de Mato Grosso do Sul.

“Eu fico orgulhoso de ter esses novos policiais nesse nível de excelência. Vocês são a melhor polícia militar do Brasil, certamente. Nós os recebemos civis, vocês nos emprestaram seus filhos, esposos e familiares e estão recebendo um policial que tem a missão não apenas de defender vocês, mas a toda família do Mato Grosso do Sul”, ressaltou o secretário.

O primeiro colocado do curso de formação é o SD PM Jean Fernando Vernaschi Lemes, o segundo é o SD PM Afonso Henrique Rocha Perrupato e o terceiro é o SD PM Rodrigo Monteiro Gomes de Moura. 

Em 2025, Mato Grosso do Sul ganhará mais 500 soldados da PMMS. Os novos militares são da segunda turma, remanescentes do concurso público de 2022, que começarão o curso de formação em 7 de outubro de 2024, com previsão de término em junho de 2025.

correiodoestado