Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Gerência de Saúde de Naviraí, via Núcleo de Controle de Vetores, alerta a toda a população para o aumento de casos de dengue no município. Neste ano foram notificados 205 casos.
Destes, 48 foram confirmados, 44 casos foram descartados e 113 estão no aguardo de resultados.
Por orientação do Ministério da Saúde os trabalhos de bloqueios químicos [aplicação de inseticida] são realizados somente onde há casos suspeitos para Dengue, Febre Zika e Chikungunya.
Neste ano de 2022 a equipe de Controle de Vetores do Município realizou 102 bloqueios químicos com aplicação de inseticida, abrangendo 673 quarteirões e um total de 17.739 imóveis, o que representa 62,58% dos imóveis do município.
Núcleo de Controle de Vetores destaca que no início do mês de maio foi realizado um levantamento de incide rápido [LIRAa] apresentando indicadores alarmantes para uma epidemia de dengue no município de Naviraí, onde constatou-se as localidades com maior índice de infestação, possibilitando assim, o planejamento das estratégias de controle mecânico, planejamento de mutirões de limpeza e trabalho de Educação em saúde com a população, dentre outras atividades.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares.
Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico o que pode ser fatal. Caso sinta alguns desses sintomas, a orientação é que o paciente procure atendimento médico, pois diante da notificação são executadas todas as atividades de combate ao mosquito.
A única forma de evitar a doença é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Essa é uma tarefa de todos.
Sul News