Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Naviraí é um dos 26 municípios contemplados pelo recém-criado "Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul", uma iniciativa que busca impulsionar a produtividade agrícola por meio da irrigação. A área do polo, que já agrega cerca de 80 mil hectares de lavouras irrigadas, foi anunciada na segunda-feira (1º) durante uma oficina técnica realizada no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.
Naviraí, que possui forte presença no agronegócio estadual, terá a oportunidade de se beneficiar dos investimentos que serão direcionados ao polo, incluindo infraestrutura e energia elétrica, essenciais para expandir a irrigação e aumentar a eficiência produtiva. A inclusão de Naviraí no polo reforça a posição estratégica do município no desenvolvimento agrícola do Mato Grosso do Sul.
Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Denilton Flumignam, há segurança hídrica na região do polo para atender à demanda das lavouras irrigadas. Flumignam destacou a importância da irrigação para o aumento da produção. Experimentos realizados pela Embrapa apontam que, em áreas irrigadas, a colheita de soja chega a 172 sacas por hectare, enquanto em áreas sem irrigação o rendimento é de 134 sacas. Para o milho, a diferença é ainda maior: 407 sacas com irrigação, contra 253 sacas sem o sistema.
Com a criação do polo, Naviraí e os demais municípios terão suporte dos governos estadual e federal para garantir a implementação de projetos que podem transformar a produtividade agrícola da região, consolidando-a como uma referência em inovação e sustentabilidade no agronegócio.
Portal do Conesul