Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News
Com investimento de R$ 25 milhões de emendas parlamentares, foram entregues, na manhã desta segunda-feira (16), 77 novas viaturas à Polícia Militar, Polícia Civil e Coordenadoria Geral de Perícia de 58 municípios sul-mato-grossenses. Os veículos irão reforçar o policiamento rural no Estado.
“Estamos entregando principalmente para atender a área rural. O campo merece toda a atenção porque nós temos muito valor agregado na agricultura. E a falta de um equipamento subtraído não só traz o prejuízo material, mas também ele compromete a produtividade”, detalhou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira. Segundo ele, das 77 viaturas 40 serão para o Batalhão Rural.
Para o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), o reforço de viatura garante que a segurança pública permaneça como uma das melhores. “Segurança pública é um tripé, junto com saúde e educação são prioridades do governo”, disse.
Riedel ainda ressalta que os índices positivos de segurança pública refletem no crescimento econômico do Estado. “Temos uma das melhores seguranças públicas do País e isso influencia nos investimentos que Mato Grosso do Sul recebe. Sempre que sentamos para conversar com investidores, eles trazem nossos números da segurança”, completou.
Como exemplo, o governador apontou que 82% dos casos de homicídios de Mato Grosso do Sul são solucionados, a terceira melhor taxa do Brasil.
A diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Camila Pintarele, representou o ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowsk, ressaltou que a entrega foi feita em tempo recorde. “Está falando de um contrato que foi assinado em maio e as viaturas estão aqui entregues hoje, isso se deve realmente a um trabalho de integração, um trabalho de compromisso com a segurança pública para que isso chegasse ainda esse ano à população de Mato Grosso do Sul”, disse.
Ela explica que os veículos destinados à segurança pública precisam cumprir requisitos como serem caracterizados, ter a parte elétrica reforçada e toda a parte estrutural reforçada.
Dos 77 veículos, 40 serão destinados à PM, 20 para PC e 17 para Coordenadoria Geral de Perícia. Os municípios beneficiados são: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Camapuã.
Ainda Caracol, Cassilândia, Corguinho, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo.
Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Figueirão, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sonora e Três Lagoas. Dourados e Campo Grande.
CGNews