assessoria PMN ► Toda produção da Juncal é direcionada para escola do município
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Beterraba, alface, tomate, almeirão, cheiro verde, cebolinha, rúcula, quiabo, salsinha e coentro são produtos que estão enriquecendo a merenda escolar na Rede Municipal de Ensino de Naviraí (REME).
Mas, o que vem chamando atenção na designação desses produtos é o local de origem do seu plantio. Graças ao programa – PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), parceria entre Prefeitura e SEBRAE/MS, garantiu a doação de dez hortas para produtores do Assentamento Juncal em Naviraí.
De acordo com o prefeito Léo Matos, além de oferecer a estrutura e orientação técnica para a horta, ainda foram destinados uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros, adubo orgânico, sementes, equipamentos de irrigação, bem como a construção de canteiros e cama de frango. O município compra toda a produção.
“Todos ganham com isso. Os alunos tem uma alimentação mais rica, e os produtores do Juncal faturam com as vendas dessas hortaliças”, disse o prefeito.
O assentado Armando de Oliveira da Silva, 52 anos, revelou sua satisfação pelo bom andamento do programa PAIS. Para ele, este tipo de inventivo é importante para os pequenos produtores e os encorajam para produzirem ainda mais.
“Minha renda é apenas essas das hortaliças. A prefeitura tem nos ajudado muito, principalmente comprando nosso produto”, comemorou Armando.
O gerente de Núcleo de Infraestrutura Rural da Prefeitura, Sergio Vieira Valério, lembra que 30% da merenda escolar deve ser obrigatória da Agricultura Familiar, mas hoje em Naviraí são dos produtos apresentados pelos agricultores da cidade. Podemos comprar até 100%”, explicou Sergio.
prtaldoms