Os animais estavam nestas caixas de papelão [ divulgação ]
[ ]
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) realizavam barreira na BR 262, ontem às 17h00 e foram procurados por um Policial Rodoviário Federal, para averiguação de possível crime relativo a maus-tratos.
A PRF havia abordado um veículo Toyota Hillux, conduzido por um homem de 38, onde foram encontrados 10 galos de briga e duas galinhas da mesma raça, que eram transportados em caixas de papelão.
A PMA verificou que todos os galos tiveram as esporas removidas, o que caracteriza crime de maus-tratos, apesar de as aves não estarem em ato de rinha.
O infrator, que estava acompanhado de outra pessoa, a qual segundo ele não tinha responsabilidade com o transporte, afirmou que a aves teriam vindo de avião de Salvador (BA) e ele havia as retirado no aeroporto de Campo Grande (MS) e levaria até a Bolívia (BY) para participar de rinhas.
O homem, residente em Campo Grande, afirmou que conhecia o proprietário dos galos, pois também é natural de Salvador.
Foram apreendidas as 12 aves, além do veículo. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.000,00.
Ele também foi conduzido à Delegacia de Policia Civil de Miranda e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais. Se condenado, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção.
A Polícia Civil investigará o caso para identificar o proprietário dos galos que também responderá pelo crime ambiental.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL - PMMS