Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Neste ano o projeto já passou pelas escolas Marechal Rondon, Juracy Alves Cardoso, Colégio Naviraí, Colégio GEO e Escola Diomedes, e até o fim do ano letivo irá atender todas as escolas da nossa cidade.
A proposta do projeto é orientar os alunos através de palestra, quanto ao uso correto da bicicleta nas vias públicas, afim de proporcionar mais segurança para todos os usuários da via. Durante a palestra ministrada nas unidades escolares, é esclarecido aos alunos que a partir do momento que a bike deixa de ser utilizada apenas como brinquedo em casa e vai para a rua, passa a ser considerado um veículo.
O projeto presta orientações sobre a importância do respeito às normas de trânsito para garantir a segurança do ciclista. Baseado em relatos de acidentes ocorridos em Naviraí, durante a palestra é relatado aos estudantes de que na maioria dos casos o condutor do veículo não visualiza o ciclista. Eles são orientados a não trafegar na contramão ou nas calçadas, equipar a bike com sinalizadores, usar roupas claras e equipamentos de proteção individual (capacete, calçado, luva e óculos).