Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
O que muda com o RG digital?
A identidade em formato digital poderá ter a sua autenticidade checada em tempo real usando o código QR, por exemplo. Será possível incluir ainda informações de outros documentos em um só, como CPF; Título de eleitor; Carteira de trabalho; Carteira de motorista; Carteira nacional de saúde; Números do NIS/PIS/Pasep; entre outros.
Uma diferença notável, é que ainda é possível emitir o RG tradicional em outro estado com uma numeração diferente, ou seja, na prática, é possível ter até 27 documentos de identidade diferentes no Brasil (considerando que é possível solicitar uma via por estado).
Dessa forma, acaba ficando mais fácil para golpistas, por exemplo, obterem documentos diferentes. Uma prática que será barrada com o novo RG.
A ideia é o documento sirva até em viagens, já que contará com o mesmo padrão internacional usado na emissão de passaportes.
Dentre as suas principais vantagens, estão: ter a identidade no celular e dados de diversos documentos no mesmo lugar; em caso de perda ou roubo, também é possível acessar a identidade no gov.br pela internet.
Fonte/Créditos: Olhardigital