divulgação ► Momento em que os pacientes embarcaram para a viagem
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Itaquiraí, numa ação da Secretaria Municipal de Saúde retomou os atendimentos especializados em clínicas médicas de Cascavel e Campo Grande. Na madrugada de segunda-feira (02), sessenta pacientes foram conduzidos para exames de mamografia e consultas de urologista, oncologia e gastroenterologia.
Os agendamentos para estes tratamentos foram registrados desde o início do ano, e atende a uma fila de espera, conforme registro do Departamento de Regulação de Vagas da Secretaria de Saúde.
Desta vez, 60 pessoas embarcaram para o tratamento nos dois principais municípios de referência, com os quais a Saúde Municipal estabeleceu parcerias, marcando o reinício deste modelo de atendimentos.
Os trabalhos para estes encaminhamentos iniciaram por volta da uma hora da
madrugada, quando a Saúde ofereceu a todos um café reforçado.
O Secretário de Saúde, Luiz Carlos de Souza, o diretor de Regulação de Vagas Vanderval José Carminati, e a Diretora de Atenção Básica da Saúde, Neire Meire Marcolino, marcaram presenças, ajudando na organização.
Segundo o Secretário de Saúde Luiz Carlos de Souza, os pacientes já passaram pelo clínico geral, que fez o pedido para a especialidade necessária. Posteriormente, os pacientes requisitam o agendamento do procedimento especializado, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É o setor de Regulação que confirma os agendamentos e avisa os pacientes sobre o dia e horário que serão atendidos. Também realizamos o transporte de todos estes pacientes até o local dos exames e consultas, garantindo um atendimento que não existia antes e foi adotado pela Administração Trabalhando para Todos”, informa Luiz Carlos.
O Secretário de Saúde observa que além dos encaminhamentos para Cascavel e Campo Grande, diariamente estão sendo conduzidos pacientes para atendimentos especializados em Dourados.
“Também temos parcerias para atendimentos em clínicas de Guaíra, Umuarama e Curitiba, que são agendados de acordo com a demanda. Portanto, estamos trabalhando para que os atendimentos especializados sejam feitos com a maior brevidade possível, diminuindo o tempo de espera. Conseguimos, por exemplo, zerar os atendimentos de mamografia. Vale destacar que este é o resultado dos investimentos determinados pelo prefeito Ricardo Fávaro, considerando que a Saúde é prioridade e está sendo tratada com absoluta responsabilidade por todos nós”, enfatiza Luiz Carlos.
Departamento de Comunicação e Imprensa.