divulgação ► Governo investiu mais de R$100 milhões em viaturas e armas
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) apresentou na manhã desta segunda-feira (1º de dezembro), 166 novas viaturas que devem ser entregues, na terça-feira (2), às forças da Polícia Civil e Militar de Mato Grosso do Sul.
Antes da cerimônia que ocorreu na Acadepol, no Parque dos Poderes, região nordeste de Campo Grande, um desfile foi realizado com os veículos pelas principais vias da capital sul-mato-grossense.
De acordo com o secretário da Sejusp, Wantuir Jacini, a maior parte das viaturas vai ficar em Campo Grande.
“A Capital, por ser a maior cidade de Mato Grosso do Sul, vai receber uma fatia maior deste ‘bolo’, além de municípios que não são fronteiriços que serão contemplados, assim como os de fronteira, porém por lá a intenção é repor as viaturas que já estão em estado precários”, explica.
Ele informou que além das viaturas, foram adquiridas seis mil pistolas. “Em oito anos, foram R$ 100 milhões de investimento na segurança do Estado”, ressalta Jacini, que não informou o número de viaturas a serem distribuídas em Mato Grosso do Sul.
Também sem divulgar dados, o secretário de segurança afirmou que houve redução da criminalidade no Estado.
Questionado sobre o aumento de 40% em furtos e pequenos roubos nos últimos dois anos, ele atribuiu a consequência a descriminalização do usuário de drogas.
“O consumo de drogas aumentou por conta da despenalização para quem é usuário. Com isso, estas pessoas passaram a cometer pequenos crimes para sustentar o vício. Apesar de serem pegos em flagrantes, o delito acaba sendo amenizado por conta da lei”, frisa Jacini.