Edílson Oliveira ► Funcionários demitidos da Usina Naviraí
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Sul News
A Usina Naviraí entregou ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar e do Álcool de Naviraí, uma lista de 531 nomes de funcionários demitidos. Como a indústria estava fechada, a notícia se espalhou rápido e houve uma corrida a sede sindical, onde foi afixada a lista.
Após ver seus nomes na parede, ou receber a confirmação dos demitidos, o próximo passo é o encaminhamento da rescisão contratual, que deve ser feita com o auxílio da assessoria jurídica do sindicato, ou via advogado nomeado pela pessoa que optar por não usar os serviços do profissional já contratado.
As homologações devem ser feitas no Fórum da Justiça do Trabalho, em Naviraí, a partir desta semana. Há especulações de que o grupo Bertin, controlador acionário (70 por cento das ações) da Infinity Bio Energy estaria oferecendo pagamento via parcelamento, porém, o presidente do Sindicato, Altair Custódio acredita que deva haver a quitação.
O pagamento das indenizações trabalhistas (acertos) deve ser garantida com a moagem da cana pela usina Destilaria Centro Oeste (Dcoil), que produz álcool no município de Iguatemi, via acordo para que haja o esmagamento de 400 mil toneladas de cana.
Para garantir mais recursos e amortizar dívidas, o grupo Bertin / Infinity Bio Energy pretende realizar a venda do Cooperclube, que fica no perímetro urbano (avenida Mato Grosso, proximidades do Jardim Ipê e conjunto habitacional João de Barro), na saída para a BR-163, via Trevo do Boi.
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Açúcar informa que foram demitidos 367 trabalhadores da indústria e 164 trabalhadores do setor agrícola. Ainda restam 274 empregados com vínculo empregatício com a Usinavi. Se fala que a Usinavi volte a atividade normal em abril de 2016, mas isto ainda é uma grande incógnita. Ainda acontecem as especulações sobre a venda da Usinavi.
SulNews